Concurso TRE BA 2017: Banca definida e Edital a caminho!

concurso tre ba 2017

Para quem está estudando para o Concurso TRE BA, uma ótima notícia: a banca  para organizar o novo certame do órgão já foi escolhida. Será o Cespe (Cebraspe)!

Inicialmente, serão ofertadas 48 vagas, que deverão contemplar os cargos de Técnico e Analista Judiciário, com requisito de nível médio e superior, respectivamente.

A realização do concurso público do TRE BA tem dotação prevista pela Lei Orçamentária Anual (LOA 2017) e agora conta com um novo Regimento Interno e um novo Código de Ética.

Aprovado pela Corte Eleitoral no dia 27 de abril, o Regimento segue as inovações trazidas pelo novo CPC a as orientações da Resolução 23.391 do TSE. Entre as principais mudanças está a previsão de voto do presidente em todos os processos de competência da Corte Eleitoral, judicias ou administrativos, a previsão de redução de prazos pertinentes aos julgamentos e:

Art. 16 – Para os cargos de Analista Judiciário e Técnico Judiciário, as provas para aferição de conhecimentos gerais serão objetivas e as de conhecimentos específicos poderão ser objetivas, discursivas e/ou práticas.

§ 1º As provas de conhecimentos gerais abrangerão, no mínimo:
I – gramática e interpretação de texto da língua portuguesa;
II – noções de informática;
III – normas aplicáveis aos servidores públicos federais;
IV – regimento interno do respectivo Tribunal.

No dia 7 de abril, o presidente do Tribunal, em reunião com representantes da comissão responsável pelo certame e divulgaram que:

  • A maior parte das 48 vagas ofertadas, deverão ser distribuídas entre os cartórios eleitorais do interior do Estado.
  • Serão oferecidos cargos para Técnico e Analista Judiciário
  • Para a capital, serão ofertadas vagas para áreas específicas como: Técnico Judiciário – Área de Serviços Gerais – Especialidade Eletricidade e Telecomunicações

Segundo a presidente da comissão e juíza da Corte Eleitoral, Patrícia Cerqueira Kertzman Szporer, todo o trabalho em torno do certame vem seguindo rigorosamente o projeto de valorização do primeiro grau, determinado pela presidência do TRE-BA.

“O presidente assumiu o compromisso de valorizar a primeira instância e, desde o princípio, estamos considerando as prioridades e especificidades da Justiça Eleitoral na Bahia, que passa por suprir as demandas das zonas eleitorais do interior.”

A Comissão

No dia 27 de março, a comissão responsável pela organização do Concurso TRE BA para cargos efetivos concluiu o projeto do edital para a realização do certame. Isso significa que a estrutura do concurso como: quantidade de vagas, método de avaliação, datas de inscrição, requisitos e condições para a prestação do concurso, até a fase final, já foram definidos.

Após essa fase, o documento foi enviado à SGA – Secretaria de Gestão Administrativa para avaliação e início do processo de escolha e contratação da banca organizadora, observando  a legislação de licitações.

Há quase oito anos sem a realização de concurso público, o TRE-BA publicará edital no primeiro semestre de 2017. Com a última seleção expirada em julho de 2014, o órgão possui 50 cargos vagos para o  concurso TRE BA, além de oito novos cargos de técnico e de analista que foram criados em julho de 2015, com a Lei 13.150, que ampliou os quadros da Justiça Eleitoral.

A remuneração inicial para Analista é de R$ 9.602,97 e para Técnico é de R$ 6.164,92.  Todas as áreas possuem a carga horária de 40 horas semanais e os servidores têm direito a auxílio-alimentação e, também, assistência pré-escolar. Além disso, todos os cargos possuem carreira estruturada em níveis e classes, ou seja, com o tempo, o funcionário público passa a receber promoções e acréscimos salariais.

Último concurso TRE BA

O último concurso TRE BA contou com a banca organizadora do Cespe/Unb. Foram oferecidas sete vagas para cargos de analista judiciário, nas áreas administrativa (AJAA) e judiciária (AJAJ); e 20 oportunidades para técnico judiciário (TJAA). Porém, de acordo com o site do tribunal, foram convocados 234 servidores.

Em relação aos locais de trabalho, foram oferecidas duas possibilidades de lotação: nas Zonas Eleitorais e no Tribunal do TRE-BA. O Tribunal é localizado na capital, ao passo que as Zonas Eleitorais são distribuídas por diversos municípios do Estado.

Fonte: Blog Estratégia Concursos

O Estratégia Concursos já lançou vários cursos para esse concurso! Confira:

Cursos TRE BA

Você pode gostar...

2 Resultados

  1. Karen disse:

    Eu moro na Bahia e gostaria de saber se a prova é aplicada em todas as cidades. Obrigada e parabéns pelo blog!

    • admin disse:

      Olá, muito obrigado!. Só com a publicação do edital será possível saber as cidades onde serão aplicadas as provas. Mas pra ter uma ideia, no último concurso(2010) por exemplo, foram aplicadas nas cidades de Barreiras, Feira de Santana, Ilhéus, Juazeiro, Salvador e Vitória da Conquista. Bons estudos e sucesso!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *